Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Os Cadernos do ICHF destinam-se a publicar textos de trabalho, em vários estágios de elaboração, de professores e alunos do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, buscando agilizar e facilitar sua colocação em discussão. Objetivam, portanto, divulgar a produção acadêmica do ICHF tanto interna quanto externamente, buscando agilizar e facilitar sua colocação em discussão.

São quatro séries diferentes dos Cadernos do ICHF:

• Estudos e Pesquisas

• Monografias

Esta série publicará uma monografia por semestre dos cursos de graduação em Ciências Sociais, História e Psicologia.

• Iniciação Científica

• Anais

A série Anais tem como objetivo publicar conjuntos de palestras, conferências, comunicações etc. apresentados.

Políticas de Seção

Anais

A série Anais tem como objetivo publicar conjuntos de palestras, conferências, comunicações etc. apresentados em eventos ocorridos no ICHF, com a maior rapidez possível. Neste caso, é fundamental, para que haja agilidade, que a Comissão Organizadora do evento prepare os originais. Em caso de recursos integrais para publicação, a Comissão Organizadora do evento deverá se responsabilizar pelos custos para materialização dos Anais. Outras situações para publicação dos Anais deverão ser analisadas pelo Conselho Editorial.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Estudos e Pesquisas

Esta série publica coletâneas de artigos, ensaios e relatórios de pesquisa de professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação de ICHF, que não excedam 100 páginas em tamanho A4. Estes textos serão submetidos, através dos Departamentos de Ensino, ao Conselho Editorial que, a seu critério, poderá solicitar pareceres ad hoc, dois por texto. Serão estabelecidas quotas para cada departamento.

Iniciação Científica

A série Iniciação Científica publicará, pelo menos, um caderno coletivo anual, composto dos artigos enviados pelos orientadores para seleção pelo Conselho Editorial dos Cadernos. Este caderno anual terá seus custos totalmente sustentados pelo ICHF, nos mesmos padrões das séries anteriores.

Monografias

Esta série publicará uma monografia por semestre de cada um dos cursos de graduação existentes no Instituto (Ciências Sociais, História, Psicologia). As monografias serão encaminhadas pelas Coordenações de Curso, em prazo a ser fixado, após serem escolhidas por procedimentos internos aos Colegiados de cada curso.

Processo de Avaliação pelos Pares

Estudos e Pesquisas

Monografias

Iniciação Científica

Anais

Os originais serão preparados pela Comissão Organizadora do evento e submetidos à análise do Conselho Editorial.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Conselho Editorial dos Cadernos do ICHF

Cecília Maria Bouças Coimbra