Amor e política em tempos de rede social online

Joelma Galvão de Lemos, Daniel Menezes Coelho

Resumo


A maneira como os sujeitos se relacionam com o seus próximos, como demonstram seus afetos, têm uma intima relação com o modelo da sociedade em que vivem. Atualmente temos assistido, através das redes sociais online, mais uma forma de agenciamento dos afetos. Nas plataformas online, vemos não apenas a exibição da vida privada do internauta em suas páginas, como a demonstração do afeto entre sujeitos que estão se relacionando amorosamente com outro, assim como a exibição dos afetos que esses sentem quando seus relacionamentos amorosos terminam. É possível ver também, como o posicionamento político de cada internauta pode interferir na manutenção e ou término de suas amizades. Essa nova forma de sociabilidade online produz ao mesmo tempo novas formas de afetos íntimos, assim como novas formas de afetos políticos, marcados não apenas pela facilidade de criação de novos laços, mas também pela facilidade dada pela rede, do desligamento de laços social virtual. 


Texto completo:

PDF

Referências


BIRMAN, J. Governabilidade, força e sublimação: Freud e a filosofia política. Revista Psicologia USP: São Paulo, jul./set., 21(3), 2010, 531-556. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/psicousp/article/ view/42058 . Acesso em: 15/01/2018.

DIAS, M. M. Os ódios: clínica e política do psicanalista, seminário / Mauro Mendes Dias. São Paulo: Iluminuras, 2012.

ELIAS, N. O Processo Civilizador: formação do estado e civilização (1939). Tradução: Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. v. 1.

FREUD, S. Psicologia de Grupo e a análise do ego (1921). In: FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996, v. XVIII, p. 79-156.

FREUD, S. O ego e o id (1923). In: FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996, v. XIX, p. 15-82.

ILLOUZ, Eva. O amor nos tempos do capitalismo. Rio de Janeiro, Zahar, 2011.

LEMOS, J. G. O uso político do discurso de ódio no Brasil: um estudo de caso no Facebook. 2018, 105f. Dissertação (Mestra em Psicologia Social) __Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão: 2018. Disponível em:< http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10106>. Acesso em: 01/11/2019.

SAFATLE, V. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do vínculo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

SIGNIFICADO de WhatsApp. Significados (site). Disponível em:. Acesso em: 06/11/2019.

SENNET, R. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. Tradução: Lygia Araújo Watanabe. São Paulo: Companhias das Letras, 1988.