Retratos sintéticos e infância sedada: o “Paraíso Perdido” na obra de Loretta Lux

Frederico Antonio Feitoza

Resumo


Loretta Lux em sua série de retratos de crianças retocados digitalmente afirma que está “homenageando o paraíso perdido da infância”. Mas por que, ao fotografar crianças em cenários idílicos que lembram os velhos álbuns de família, resta ainda um ‘ponto cego’ ou uma inquietação para aquele que vê? Trata-se de uma opacidade que resiste ao excesso de polidez digital. Esta ambiguidade, e o que ela diz da própria ideia de infância, fazem parte do que tentaremos descrever no texto a seguir.  


Texto completo:

PDF

Referências


ARENDT, H. A vida do espírito. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

BARING, Louise. ‘I use children as a metaphor for a lost paradise’. The Telegrahp. Disponível em: http://www.telegraph.co.uk/culture/3638552/I-use-children-as-a-metaphor-for-a-lost-paradise.html Acesso em 12 mar. 2014.

DEBRAY, R. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no ocidente. Petrópolis: Editora Vozes, 1994.

FREUD, S. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. (1905) In Obras Psicológicas Completas –Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1990, v. xiv, p.163-195.

FREUD, S. Sobre o narcisismo uma introdução (1914). In Obras Psicológicas Completas – Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1990, v.xiv, p. 83-119.

FLUSSER, V. Eine neue Einbildungskraft. In: Volker Bohn (org.) Bildlichkeit. Internationale Beiträge zur Poetik. Frankfurt am Main, 1990.

KAMPER, D. Mudança de horizonte: O sol novo a cada dia, nada de novo sob o sol, mas... Tradução Danielle Naves. São Paulo: Paulus (prelo).

LACAN, J. O Seminário, Livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

ROUSSEAU, J. J. Emílio ou da educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

RUSHKOFF, D. Um jogo chamado futuro: como a cultura dos garotos pode nos ensinar a viver na era do caos. São Paulo: Revan, 1999.

SIBILIA, P. O pavor da Carne: riscos da pureza e do sacrifício do no corpo-imagem contemporâneo. In: Revista FAMECOS. Porto Alegre, nº25, dezembro de 2004.