Considerações sobre a distinção entre atitude natural e atitude fenomenológica na fenomenologia de Husserl

Alessandro de Magalhães Gemino

Resumo


O objetivo do presente artigo é o de contribuir para o estudo de uma passagem na obra do filósofo alemão Edmund Husserl – pai da fenomenologia – tida como decisiva: trata-se da emergência da atitude fenomenológica. Uma breve retomada do contexto histórico no qual a fenomenologia surge é realizado, de modo a auxiliar a compreensão do sentido inicial da fenomenologia como uma revisão da teoria do conhecimento. A consideração da atitude natural como base da teoria do conhecimento é, então, posta em questão a partir da explicitação do conceito de intencionalidade e da consideração da imanência da consciência, tornados explícitos a partir da atitude fenomenológica e da redução fenomenológica.

 


Palavras-chave


Fenomenologia; intencionalidade; atitude fenomenológica.

Texto completo:

PDF

Referências


HEIDEGGER, M. As descobertas fundamentais da fenomenologia, seus princípios e clarificação do seu nome (1925). In: Heidegger, M. A história do conceito de tempo. Bloomington: Indiana University Press, 1985.

HEIDEGGER, M. Conferénces de Cassel. Paris: J. Vrin, 2003.

HEIDEGGER, M. History of concept of time. Indiana University Press, 1985.

HUSSERL, E. Psychologie phénoménologique (1925 – 1928). Paris: J. Vrin, 2001.

HUSSERL, E. A ideia da fenomenologia. Lisboa: Ed. 70, 2000.

LEÃO, E. C. O pensamento de Heidegger no silêncio de hoje. In: LEÃO, E. C. Aprendendo a pensar. Petrópolis: Vozes, 2000. Vol. 2. p. 200-202.

PAISANA, J. Husserl e a ideia de Europa. Porto: Contraponto, 1997.

XIRAU, J. La filosofia de Husserl. Buenos Aires: Troquel, 1966.