Psicologia na saúde pública

Paula Figueiredo Poubel

Resumo


O presente estudo intenta analisar a área de atuação da Psicologia na Sáude Pública, e possibilitar algumas reflexões. Utilizou-se metodologicamente da pesquisa bibliográfica nas bases de dados LILACS, MEDLINE e PUBLINE, referente as publicações dos últimos três anos sobre o tema Psicologia e Saúde Pública. Os dados demonstram que a atuação do psicólogo ainda carrega a representação de uma atuação voltada para o atendimento clinico, havendo em torno desse inclusive uma expectativa por parte dos colegas de trabalho e pacientes. As experiências relatadas nas pesquisas demonstram o exercício de, ainda em experiência de estágio acadêmico, elaborar propostas de atuação que valorizem as potencialidades e recursos tanto da população em geral, quando dos profissionais da Saúde. Isso através de uma atuação multiprofissional, que permita a integração de saberes e a contribuição de cada especialidade em um cuidado integral da pessoa.


Palavras-chave


Psicologia; Saúde Pública; SUS.

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, M. S.; GONCALVES, C. H.; SERPA, M. G. Psicologia Comunitária e a Saúde Pública: relato de experiência da prática Psi em uma Unidade de Saúde da Família. Psicologia: ciência e profissão [online], v.32, n.2, p. 484-495, 2012.

BRASIL, Â. M. R. C. Considerações sobre o trabalho do psicólogo em saúde publica. n. 37, 2004, p.p.181-186. Disponível em:< ftp://ftp.usjt.br/pub/revint/181_37.pdf >. Acesso em: 30 abr.2004

BRASIL. Ministério da Saúde. Política nacional de atenção básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção à Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006.

CANTELE, J.; ARPINI, D. M. A perspectiva da psicologia no âmbito da saúde mental na visão dos psicólogos. 2011. Disponível em: . Acesso: em: 15 abr. 2014.

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 6ª REGIÃO (Org.) Exposição 50 anos da psicologia no Brasil: A História da psicologia no Brasil./ Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região. São Paulo: CRPSP, 2011.

COUTO, L. L. M.; SCHIMITH, P. B.; DALBELLO-ARAUJO, M. Psicologia em ação no SUS: a interdisciplinaridade posta à prova. Psicologia: ciência e profissão [online], v.33, n.2, p. 500-511, 2013.

KODA, M. Y.; SILVA, D. V.; MACHADO, M. A. S.; NALDOS, S. M. S. Grupo com agentes comunitárias: a construção de novas possibilidades do cuidar. Psicologia: ciência e profissão [online], v.32, n.2, p. 506-515, 2012.

SANTOS, K. L., QUINTANILHA, B. C.; DALBELLO-ARAUJO, M. A atuação do psicólogo na promoção da saúde. Psicologia: Teoria e Prática, v. 12, n. 1, p. 181-196, 2010.